ALCAPARRAS (CAPERS, KAPERN, CÂPRE, CÀPPERO).
O autor responde: sergio.di.petta@cmg.com.br
Envie para o autor suas dúvidas sobre plantio, colheita e cura da alcaparra e o seu uso no preparo dos pratos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

105. PASTO SOMBREADO POR EUCALIPTOS ( APÓS GEADA)


O criador de gado demorou um pouco para entender que o gado precisa de sombra para descansar. Ficando ao sol o dia inteiro, sem dúvida, perde parte do leite e do ganho de peso. Muitos criadores de SP já utilizam o eucalipto para sombrear seus pastos com ótimos resultados propiciando a sombra necessária para o gado – quer seja de corte ou leite – mas a prática desse procedimento mostrou que ele traz, também, outros benefícios.
Principalmente em locais onde o terreno tem forte declividade, o apiloamento do solo causado pelo pastoreio faz com que as águas da chuva escorram rapidamente diminuindo sobremaneira a umidade que penetra no solo e, como conseqüência, diminuirá a realimentação de água do lençol sub-superficial, trazendo resultados funestos para as nascentes de água eventuais. Entretanto, essa não é a pior conseqüência. A falta de sombreamento do pasto resseca a terra superficial de onde, por exemplo, a braquiária decumbens, ou outra gramínea, retira a umidade necessária para vegetar.  Pastos sem sombreamento são ineficazes, necessitam de muito controle e aporte de adubo, o que nos leva a conclusão que um pasto sombreado tem um melhor custo/beneficio.

Por outro lado, o plantio do eucalipto em renques, deixando um espaço entre eles onde fica somente o pasto, pode não ser uma solução para terrenos inclinados, quiçá nem para terrenos planos. Se, após a plantação houver uma rareamento, o que normalmente é sempre feito quando a finalidade da plantação de eucaliptos é de obter madeira e não papel,  pela altura das massa foliar dos eucaliptos passará sempre nesgas de sol, ou seja, o pasto entre os eucaliptos sofrerá sempre a insolação necessária para seu desenvolvimento, especialmente se houver controle, ao longo do tempo, do espaçamento entre as árvores.

Outra grande vantagem de plantar eucaliptos em pastagens é que esse consórcio permite ajudar o meio ambiente porque a massa foliar do eucalipto transpira pouco (tem pouca massa foliar se comparado a outras grande árvores), isto é, não elimina muita água durante sua respiração, contribui com a fotossíntese no fornecimento do oxigênio,  e sua copa alta e com poucas folhas, permite a passagem do sol, especialmente se o espaçamento entre árvores for conveniente.  A raiz pivotante do eucalipto se aprofunda no solo e, além de facilitar a penetração das águas pluviais solo adentro, ainda se torna uma forte sustentação do vegetal. É muitíssimo difícil ver eucaliptos que tenham caído decorrente de ventania. No máximo, às vezes, pode ser quebrado algum galho.

Um capão de eucalipto contribui para que muita água da chuva penetre no solo. Além disso, sua massa foliar também adsorve umidade da chuva em grandes quantidades devolvida, às vezes no dia seguinte, quando aparecem os primeiros raios solares. Essa umidade é a formadora de novas nuvens, necessárias para as tais chuvas locais.

Soma-se a todas essas qualidades o fato de o eucalipto, ou a Corímbia (eucalipto) citriodora, ser a única árvore que está servindo, na prática, para substituir as madeiras de nossa mata natural retiradas dos estados de Mato Grosso e Amazonas e Pará.


Telhados, postes, estacas, moirões e muito mais podem ser feitos com essa árvore exótica que está a suprir as necessidades do homem do campo e da cidade. Também noventa por cento da celulose para papel, inclusive papel higiênico, devemos aos eucaliptos, que precisam ser plantados. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário